top of page
Dissemina UFF

Dissemina e LACCRI discutem raça e diversidade na Agenda Acadêmica

Atualizado: 30 de out. de 2020

A Agenda Acadêmica é um evento anual da Universidade Federal Fluminense (UFF), que tem como proposta promover atividades que refletem as diferentes ações desenvolvidas a cada novo ano dentro da universidade, nas três grandes áreas de atuação - ensino, pesquisa e extensão. Realizado de 17 a 23 de outubro, o evento busca mobilizar a comunidade e sensibilizar o público externo com grandes trabalhos realizados. A edição deste ano foi realizada de forma 100% online, devido à pandemia da Covid-19, mas totalmente aberta ao público.


Este ano os projetos Dissemina, Vozes dissonantes na Comunicação e na Cultura e Laccri, se uniram e criaram o evento “Criação, Comunicação e Diversidade: Perspectivas Decoloniais”. Coordenados pelas professoras Geisa Rodrigues e Lua Inocêncio, do departamento de Comunicação Social, tais projetos possuem vários pontos em comum, reunindo trabalhos e reflexões sobre raça, gênero e diversidade. Realizado no dia 20 de outubro, dentro da Agenda Acadêmica, a proposta do evento foi expor e pensar em formas de se trabalhar comunicação, cultura e arte, a partir de uma perspectiva decolonial de expressão.


Dividido em três blocos, o evento contou com diversos convidados que, à sua maneira, propuseram discussões de raça e diversidade com o conhecimento de quem vive na pele essa realidade. Às 18 horas, o público presente teve a oportunidade de conferir uma mostra breve da exposição de artistas/alunes “Lacrando com diversidade”, apresentado pela aluna e parceira Isabela Evaristo.


A progressão das atrações do evento continuou com um proveitoso debate entre dois publicitários negros que, há anos no meio das agências publicitárias, puderam falar com propriedade das dificuldades de se inserir em um meio predominantemente povoado por brancos. Mabia Barros e Rodolfo Viana trocaram vivências sobre o mercado dessa área e em muitos momentos as suas falas se encontravam na dificuldade de se ocupar esse espaço sem perder seus ideais, e principalmente no esforço desproporcional para se alcançar o mesmo lugar. Um dos pontos altos do debate, mediado pela professora Lua Inocêncio, foi o tempo dedicado às respostas do público, em que dúvidas foram tiradas diretamente do chat da live. Após aproximadamente 1 hora de conversa, os espectadores em breve iriam conferir um dos mais esperados momentos do evento.


O lançamento da Zine Ecoar, antecipado pelas redes sociais do Dissemina UFF, foi o responsável por fechar essa noite de muito aprendizado e troca. A revista digital é apresentada como uma ferramenta de comunicação e resistência, como confirmam os seus idealizadores. A Zine, com foco na temática Juventude Negra, é um produto idealizado pelo projeto Vozes dissonantes na Comunicação e na Cultura, e conta com obras de 7 artistas diferentes que procuram em cada traço, cada palavra, mostrar a força de sua negritude. Em seu nome, carrega a intenção de todas essas pessoas em “ecoar” suas vozes e expor arte da melhor qualidade, que promete dia após dia ganhar o seu espaço, nem que seja na força. Um bate-papo em forma de sarau entre os artistas aconteceu após a apresentação da Ecoar e além de abordar processos de criação, a mensagem que fica é de que a união é fundamental. Negros unidos, trocando experiências e uns fortalecendo os outros.


Mais de 3 horas de informação e dezenas de pessoas envolvidas, esse foi o evento “Criação, Comunicação e Diversidade: Perspectivas Decoloniais”. Toda a programação da noite pode ser conferida na íntegra no canal oficial do Dissemina UFF no Youtube, e é um convite a ampliar horizontes e descobrir novas perspectivas sobre o tema.





41 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page