top of page

exposição

lacrando

com diversidade

1. “Tem presença em mim

Autora: Letícia Oliveira. Fotografia: Yasmin Oliveira. Modelos: Analuh, Júlia Tavares, Rafaela Oliveira e Sara dos Santos.


“Tem presença em mim” retrata mulheres que fizeram dos seus corpos lugar de subversão através dos pelos e convidamos a questionar o conceito de ausência que permeia o feminino.

2. "De nós pra nós"

Autorxs: Alexia Paulo, Brenda Porto, Felipe Silva e Isabela Evaristo.

O vídeo-manifesto visa mostrar nossas lutas e as conquistas como resultados delas, estimulando o orgulho negro e a continuidade da luta contra o racismo, em prol de mais avanços.

3. "Permita que eu fale"

Autorxs: Ana Luiza Aquino, Deborah Ferreira, Stéphanie Marchuk e Ramon Santos

Permita Que Eu Fale é uma campanha-manifesto, inspirada na música "AmarElo", que busca trazer falas/reinvidicações de pessoas trans com o intuito de informar pessoas cis da forma correta e trazer visibilidade para a comunidade trans.

4. Corpo do Verão

Autorxs: Amanda Guimarães, Bárbara Queiroz, Felipe Garcia, Gabriela Duarte e Luana Valeriote

Com o tema “seu corpo é o corpo do verão!”, o vídeo busca tratar de um tema ainda visto como tabu: o corpo da mulher gorda na praia, buscando intervir de forma que ajude a despertar a autoestima que é devida a ela.

5. 23 Minutos: o genocídio cronometrado

Autores: Vinicius Agrícola, Caio Leal e Alcimar Campos

A intervenção urbana “23 minutos: o genocídio cronometrado” problematiza o racismo inerente a nossa sociedade que, velado ou não, gera sequelas todos os dias e ainda sim vê suas discussões se manterem pouco tempo nos holofotes.

6. Tá Tudo Bem

Autoras: Luize Moraes, Yasmin Menezes e Laís Franklin.

A campanha problematiza os impactos do padrão de beleza nas mulheres, principalmente em relação ao uso das redes sociais, evidenciando a ligação entre o consumo desse tipo de conteúdo e o aumento da insatisfação corporal e suas consequências no bem-estar físico, mental e social feminino.

7. Nome Social

Autorxs: Flavia La Greca, Hemilly Bastos, Marcos Castilho e Thiago Oliveira.

O curta aborda a questão do uso do nome social por pessoas transexuais e como a reação de indivíduos terceiros pode ter como consequência danos à complexa construção de uma identidade.

8. Projeto Liberta

Autora: Ana Beatriz Moura

Em um mundo onde as mulheres são ensinadas a odiarem a si mesmas, algumas já estão fazendo a diferença. Por meio de entrevistas com vítimas dessa imposição e profissionais, o filme mostra como a maior parte das mulheres lida com a pressão estética e como estão fazendo para mudar isso.

9. "Olhar sobre o corpo"

Autora: Deborah Eltz

Como muitas mulheres, Júlia cresceu em uma sociedade que julga nossos corpos. Entretanto, ela cresceu para se tornar uma mulher forte, confiante e engajada, que espalha a palavra do bodypositivity e vive isto. Assim surgiu o ensaio "Olhar sobre o corpo".

10. Iranti

Autorxs: Bruna Leite, Victor Gabry, Pamela Dias, Lucas Bulhões e Isabella Moraes


Qual a cor da nossa cultura? As páginas de Iranti evocam a memória, gritam resistência e abrem as
cortinas para a cultura que de fato fez e faz do Rio de Janeiro a cidade maravilhosa. Iranti lembra do
lugar do negro que é também na música, na dança, na literatura, na tela, na mídia e na história.

bottom of page